quinta-feira, 23 de maio de 2013

ATIVIDADES REALIZADAS - MAIO

NOVO LOCAL DO BALÉ

Dia 22/05/13, as aulas de Balé iniciaram em novo local sendo este no Ginásio de Esporte localizado à Avenida Cristino Manoel de Miranda, n°. 260 - Vila São Luiz. O local foi adaptado para melhor aprendizagem e maior demanda de crianças, sendo realizado nos seguintes horários: 12:30 às 14:00 (Crianças/adolescentes do Projeto Regina Miranda), 14:00 às 14:45 (Turma Baby) e 14:45 às 15:30 (Turma 2).











FESTIVIDADES ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO












ENCERRAMENTO 1º MÓDULO 

CURSO PINTURA

Dia 22/05/2013, às 16:00 no espaço cedido pelo Fundo Social de Solidariedade foi realizado o encerramento do 1º Módulo do Curso de Pintura, portanto as mesmas darão continuidade ao curso para melhor aprendizagem.








PALESTRA PARA ADOLESCENTES 

Dia 18/05/2013, em apoio e divulgação ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, foi realizado no Centro Cultural do município  uma palestra para 100 adolescentes inscritos no Ação Jovem.  De acordo com o tema “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes” foi abordado vários aspectos com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes e Conselho Tutelar. A palestra foi ministrada pela Psicóloga Roseland Curci e Conselheiros Tutelares do município.













CURSO BORDADO

Dia 07/05/2013, o Fundo Social de Solidariedade deu inicio ao Curso de Bordado em Máquina. As aulas são realizadas de terça-feira e quinta-feira a partir das 15:00 às 16:00 e ministradas pela Professora Neide Lima da Silva Paixão.




















AQUISIÇÃO VEÍCULO

Dia 07/05/2013 a Secretaria Municipal de Promoção Social recebeu um veículo 0 km adquirido com recursos transferidos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. 







quinta-feira, 2 de maio de 2013







CAMPANHA CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE 

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nesse 18 de Maio se comera o 13º ano de mobilização no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. 
O Dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou nesses 13 anos muitos municípios do nosso país. 
A cada ano temos registrado uma adesão maior de municípios na mobilização em torno do “18 de Maio” por meio de caminhadas, audiências públicas, debates nas escolas, concurso de redação nas escolas, exibição de filmes e debates, realização de seminários e oficinas temáticas e de prevenção a violência sexual, panfletagem, criação de produtos de comunicação sobre a temática, campanhas nas rádios e entrevistas com especialistas entre outros. 
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. 
A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. 
A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros. 
Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, podem se tornar mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo. 
Esse ano, mais uma vez, em alusão ao Dia 18 de Maio, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, vem ressaltar as inúmeras violações que os grandes eventos esportivos que o país vai sediar e os empreendimentos de infraestrutura têm acarretado na vida de crianças, adolescentes, suas famílias e comunidade. 
Queremos ressaltar também a responsabilidade do poder público e da sociedade na implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no ECA (Lei Federal 8.069/90) e tendo como lócus privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito dos estados e municípios. 
Em razão desse contexto, faz-se de extrema importância que o movimento de defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes se articule, se insira, participe e incida nesse debate, sobretudo, em função das grandes obras que já estão em curso no país e dos megaeventos que se o Brasil vai sediar. 
O enfrentamento à violação de direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes pressupõe que a sexualidade é uma dimensão humana, desenvolvida e presente na condição cultural e histórica de homens e mulheres, que se expressa e é vivenciada diferentemente nas diversas fases da vida. Na primeira infância, a criança começa a fazer as descobertas sexuais e a notar, por exemplo, diferenças anatômicas entre os sexos. Mais à frente, com a ocorrência da puberdade, passa a vivenciar um momento especial da sexualidade, com emersão mais acentuada de desejos sexuais. 
Aos adultos, além da sua responsabilidade legal de proteger, de defender crianças e adolescentes, cabe o papel pedagógico da orientação e acolhida. Dessa forma, buscando superar mitos, tabus e preconceitos oferecendo segurança para que possam se reconhecer como pessoa em desenvolvimento e se envolver coletivamente na defesa, garantia, e promoção dos seus direitos. 
Queremos convocar todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, universidades, mídia – para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida. 
Lembramos o compromisso de todos os pontos focais, entidades governamentais e ou não governamentais em garantir a participação de crianças e adolescentes em todo o processo de organização e realização das atividades que marcam o Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual. 
Nesse “18 de MAIO” FAÇAMOS BONITO na luta pelos direitos de crianças e adolescentes.